Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Hubbard, Al


Hubbard, Al
Desenhou muitas histórias do Banzé como no exemplo acima ("O São-Bernardo Mirim"). Nessas histórias ele produz um fundo realista e detalhado (observem a casinha de cachorro de madeira, coberta de neve, assim como o lixo da lata tombada). Os personagens coadjuvantes (os donos, o açougueiro, o apanhador de cachorros) são desenhados como seres humanos reais. Os animais também são desenhados bem próximos da realidade. As linhas de fechamento dos quadrinhos costumam ser irregulares e às vezes até inexistentes. Considero essa a melhor fase e a melhor produção de Hubbard.

Desenhou também histórias do Mogli que é um personagem humano. Aqui valem as mesmas características citadas nas histórias com Banzé. No exemplo do primeiro quadro na segunda linha: "O Dia Era da Caça"

Desenhou ainda histórias dos Aristogatas. Também nestes trabalhos valem as mesmas características citadas nas histórias com Banzé. Segundo quadro da segunda linha: "Aristogatas"

Com o roteirista Dick Kinney, Al produziu histórias do Peninha, Urtigão e 00Zéro. Nessas histórias, diferentemente das acima citadas, ele se caracteriza pelos cenários mais caricatos.
Na história acima( ("Aqui está o Nhum-nhum-nhum") a primeira em que surgiu o Urtigão), observe-se o carro. Também podemos notar os pés dos patos bem caricatos e os cabelos do Peninha, ainda loiros e relativamente fartos - mais tarde eles (os cabelos) mudariam.

Já no outro exemplo, o Peninha aparece com apenas alguns cabelos surgindo debaixo do gorro. Podemos ainda observar os móveis da cozinha de Donald, bem como sua casa vista por fora. Tudo meio torto e bem caricato na história "Deu Gato no Banquete"

Dentro do mesmo estilo caricato, observem os equipamentos de 00Zéro na história abaixo (a primeira desse personagem). Os braços extremamente finos da ajudante do 00Zéro são outra característica de Hubbard. "O Primeiro Caso de 00Zéro"

Texto e Pesquisa: César Brito
Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.